Umidade do ar é preocupante em Bauru
22/07/2008
A estiagem - a última chuva registrada em Bauru foi no dia 24 de junho - e a ação de uma massa de ar seco no Estado de São Paulo estão derrubando os índices de umidade relativa do ar, que é a quantidade de partículas de vapor por litro de ar. Em queda desde o início da manhã, ontem a umidade do ar na cidade chegou a 25% às 15h, de acordo com a estação medidora de qualidade do ar da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
O ideal para o ser humano é que a umidade do ar esteja acima dos 50%. Índices abaixo de 30% já inspiram cuidados. Nestas condições, as orientações são umidificar o ambiente com toalhas molhadas e ingerir muito líquido.
Se não bastassem as condições climáticas, fogo em terrenos baldios dentro da cidade contribui para piorar a qualidade do ar em Bauru.
Os bombeiros contabilizaram 15 focos de incêndio em terrenos baldios na Bela Vista no início da noite de ontem, o que exigiu a atuação de duas equipes da corporação por cerca de duas horas.
“A maioria dos terrenos com fogo é da prefeitura e estava com mato alto. Aí sempre tem quem coloca fogo para se livrar de um problema e cria outro”, disse um bombeiro que preferiu não se identificar. Atear fogo em terrenos baldios é proibido por lei municipal.
Ainda não há previsão de chuva para os próximos dias, e o ar seco deve se manter. Fonte: Jornal da Cidade, 22/07/2008