Apenas 2% dos usuários de celulares no Brasil reciclam os aparelhos
16/07/2008
Uma pesquisa realizada pela Nokia em 13 países aponta que somente 3% das pessoas no mundo têm o hábito de reciclar seus celulares antigos - no Brasil este número é um pouco menor de 2%. Segundo o levantamento, a maioria guarda em casa os aparelhos sem uso. O levantamento revela ainda que três em cada quatro consumidores nem sequer pensam em reciclar seus dispositivos e quase a metade ignora que seja possível fazer isso.
A pesquisa também revela atitudes e comportamento dos usuários em relação à reciclagem.
Segundo o diretor de assuntos ambientais e mercado da Nokia, Markus Terho, os resultados demonstram que quando os celulares finalmente chegam ao final de suas vidas úteis poucos são reciclados. Muita gente simplesmente desconhece que os aparelhos antigos e sem uso, guardados nas gavetas, podem ser reaproveitados e como isso pode ser feito.
A pesquisa mostra que uma das principais razões por tão poucas pessoas reciclarem seus celulares é que elas simplesmente não sabem que isso é possível.
Com o reaproveitamento de celulares usados, economiza-se cerca de 240.000 toneladas de matéria prima e reduz a emissão de gases, com efeito idêntico à retirada de quatro milhões de carros das ruas.
Juntas, pequenas ações individuais podem fazer uma grande diferença. Fonte: www.ecopress.org.br.