Empresas locais já fazem a compensação ambiental
30/06/2008
Algumas empresas de Bauru preocupadas com o aquecimento global estão fazendo um trabalho de compensação de emissão de carbono , através do plantio de árvores. O nome do projeto é Carbono Zero, comandado pelo Instituto Ambiental Vidágua.
Segundo Kláudio Cóffani, coordenador do programa serão levantadas as emissões da Tryor, que fabrica veículos ecologicamente corretos, da Ice Fresh (indústria de creme dental), da Polivídeo e da Adventure.
Através de tabelas fornecidas pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) ) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Vidágua consegue calcular o quanto cada pessoa, em seu cotidiano, ou uma empresa é responsável pela emissão de gases causadores de efeito estufa.
O programa Carbono Zero foi lançado pelo Instituto Ambiental Vidágua há um ano. A entidade não cobra da empresa pelo trabalho de cálculo da emissão de carbono. Porém, a empresa tem de assumir o custo do plantio das mudas apontadas como medida compensatória ao final da consultoria e a manutenção das árvores por 20 anos. As árvores serão plantadas pela equipe do Vidágua em áreas de reflorestamento, que estão em análise. Maiores informações no site www.carbonozero.org.br ou www.vidagua.org.br. Fonte: Jornal da Cidade-Bauru, 27/06/2008.