Lavar louça está longe de ser uma atividade que dê gosto de fazer, não é mesmo? Fala sério! Dá para contar nos dedos as pessoas que façam essa tarefa com prazer. Uma solução futura poderá vir do estúdio sueco de design Tomorrow Machine, que em parceria com o Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo criou o conceito de utensílios com revestimento superhidrofóbico (água) e oleofóbico (hidrocarbonetos), prometendo repelir quase que completamente todo o líquido.
Através da nanotecnologia, cria-se uma barreira de ar em sua superfície, que repulsa água, óleo e outras sujeiras. Com durabilidade, os utensílios também permitem poupar água, energia elétrica e dinheiro. Os criadores garantem que o produto será ambientalmente correto durante o processo de fabricação e ciclo de vida, pois não necessita de substâncias químicas e nem água.
A ideia surgiu quando a equipe de designers da Tomorrow Machine foi desafiada pela Federação Sueca das Indústrias Florestais a desenvolver um produto futurístico a partir da celulose extraída das árvores.
Por enquanto, ainda é um protótipo e requer mais estudos, mas já dá pra ir sonhando em não ter que lavar mais louça. Nada mais, hein?
Assista ao vídeo de apresentação do conceito:
Fonte: Portal EcoDesenvolvimento
CBC - Consultoria e Planejamento Ambiental Ltda. - Bauru, SP - Fone: (14) 3237-1778
SAC: (14) 99880-8831