Comuns nas grandes cidades do mundo, como Nova York, Londres e Berlim, os triciclos velo-táxis serão implantados em breve em Salvador. Fabricados na França, os equipamentos têm um design inovador, são movidos a propulsão humana e também possuem assistência elétrica para auxiliar o condutor em ladeiras.
A iniciativa é da Prefeitura de Salvador, por meio do Escritório Municipal da Copa (Ecopa) e do Movimento Salvador Vai de Bike em parceria com a Cycle’ONE. Os veículos chegaram nesta semana na capital baiana e representam uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana da cidade.
Em Salvador, inicialmente serão utilizados para transportar gestantes, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção em curtas distâncias, a exemplo do trecho que vai da Praça Thomé de Souza, em frente ao Elevador Lacerda, ao Pelourinho e outros locais da cidade a serem definidos. O serviço já existe em países como França, Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra.
Para o secretário do Escritório Municipal da Copa (Ecopa) e coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike, Isaac Edington, a Prefeitura tem buscado oportunidades para desenvolver ações relacionadas à mobilidade e, assim como o uso da bicicleta, os triciclos representam também a introdução de mais uma alternativa de transporte sustentável.
Ele observa ainda que, no caso dos triciclos, por exemplo, trata-se de uma oportunidade de geração de emprego e renda. De acordo com a gerente comercial da Cycle’ONE, Daniela Benatti, o modelo de negócio para a implantação do projeto em Salvador irá contemplar pequenos empreendedores individuais, além de oferecer aos turistas e cidadãos soteropolitanos uma maneira de conhecer a capital baiana.
Eco-táxi
Iniciativa semelhante a de Salvador é o Eco-táxi de Volta Redonda (RJ), que consiste na utilização de triciclos para o transporte público. O projeto foi implantado em julho de 2008, durante as comemorações de 54 anos da cidade fluminense. Um mês antes, o então governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, havia ficado impressionado com o veículo em visita que fez a Alemanha.
“Hoje, nas grandes capitais do mundo, como Nova York, Londres e Berlim, você tem este tipo de transporte alternativo, que é simpático para o turista e mesmo para o próprio morador. O velotáxi não concorre com o táxi nem com o ônibus, é ambientalmente correto e, do ponto de vista turístico, é um grande sucesso”, relatou Cabral à época.
Fonte: Portal EcoDesenvolvimento
CBC - Consultoria e Planejamento Ambiental Ltda. - Bauru, SP - Fone: (14) 3237-1778
SAC: (14) 99880-8831