Uma declaração feita na última semana pelo CEO da Levi's, durante um evento de sustentabilidade da revista Fortune, causou bastante polêmica. Na ocasião, Chip Bergh chocou os maníacos por higiene ao dizer que o seu par de jeans favorito, que ele usa há mais de um ano, "ainda não tinha visto uma máquina de lavar".
Questionado sobre a frequência com que se deve lavar os jeans, ele foi direto: “Se você conversar com especialistas em tecido, eles vão te dizer para nunca lavá-los”, justificou.
“Sei que isso soa nojento, mas acredite, é possível. Você pode passar um pano úmido e colocar pra secar, e funciona. Nunca tive problema de pele, nem nada parecido”, explicou, diante da plateia surpresa.
A recusa em lavar a peça de roupa, ou pelo menos, de reduzir a frequência de lavagem tem virtudes, segundo Bergh. Além de conservar o tecido do jeans, ajuda a preservar a água.
Em 2008, ao avaliar o ciclo de vida do seu principal produto, a empresa descobriu que metade do consumo de água ocorre na fabricação do jeans, enquanto a outra metade se dá na casa do consumidor, por conta de sucessivas lavagens em máquina de lavar.
Slow-fashion
Em se tratando de uma das maiores empresas de vestuário do mundo e líder mundial em jeans, a declaração do CEO não é gratuita.
Há tempos, a Levi's busca estar à frente no quesito sustentabilidade. Por meio de sua coleção Water Less, a empresa conseguiu reduzir 28%, em média, o consumo de água na fabricação do jeans tradicional. Em novos produtos, a economia chega a 96%.
A companhia se orgulha de remar contra a maré da chamada fast-fashion (moda rápida). “No fast-fashion, onde se encontram empresas como H&M, você compra a roupa e usa três, quatro vezes e logo se desfaz dela. Acho que nós, da Levis Strauss, somos o melhor exemplo deslow-fashion”, comparou o CEO.
Para a empresa, durabilidade é, em essência, sustentabilidade.
Algumas iniciativas sustentáveis da Levi's:
• Em 2007, a Levi's fez uma parceria com a ONG "Better Cotton Initiative" (Iniciativa para um Algodão Melhor), a fim de promover na fase de produção e tratamento do algodão a redução do uso de água e pesticidas, a preservação da biodiversidade e o respeito às normas de proteção aos trabalhadores.
• Em 2012, prometeu eliminar todas as substâncias tóxicas de sua cadeia de fornecedores e de produtos até 2020, ao aderir à campanha Detox, promovida pela ONG ambientalista Greenpeace.
• A investida mais notável é o recente programa "Wellthread Levis", aplicada à Docker, a marca da Levi's especializada em calças caqui. Lançada em 2013, a coleção, segundo a empresa, possui tecidos mais fáceis de reciclar e que consomem menos energia e água que todas as outras linhas.
Fonte: Portal Ecodesenvolvimento / Foto: bburky
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