Quem Somos

Geração Y e Sustentabilidade 2.0

22/08/2013

Na época da Web 1.0 o mundo ainda estava plano. Apenas começava a se conectar e descobrir as novas formas de informar algo. Com a Web 2.0, se globalizou de vez. A sociedade mudou, ficou muito mais curiosa com tanta informação acessível, muito mais disposta a participar, compartilhar e opinar com tanta interatividade proporcionada pela tecnologia. Algumas empresas e alguns representantes da Geração X ainda precisam de gráficos e estudos para se convencer dessas mudanças: por exemplo, de que não é só o preço que fideliza consumidor. Principalmente, quando se trata da Geração Y, que começou agora a subida na sua carreira (e no seu poder de aquisição). Sem falar dos Z’s que ainda vivendo no útero já ganham seus likes e shares nos Facebooks.

O que isso tem a ver com sustentabilidade? Basicamente, tudo. Na Web 1.0 havia apenas páginas com informação sobre a empresa (criadas pela própria empresa) e propaganda, com base em soft padronizado, a Sustentabilidade divulgava pdf’s enormes com seus relatórios, fazia greenwashing e desenvolvia políticas e códigos. Hoje, a Web 2.0 é um mundo de inteligência coletiva, participação e cocriação dos usuários, mídias sociais e beta-testes.

Empresas mais visionárias, que acompanham as tendências da sociedade, já deram um upgrade para a Sustentabilidade 2.0, partindo exatamente dos mesmos princípios: engajamento (de fato, não apenas para cumprir as políticas), reporting em tempo real e em forma divertida, que atrai atenção, comunica algo interessante (que dá para compartilhar!) e permite se identificar com a empresa por algum valor em comum. Estas empresas, ao invés de se defenderem e buscar conformidade, vão atrás dos benefícios para seus negócios, parcerias inovadoras e novos modelos de negócio.

Fonte: Exame / Abril

Outras Notícias

CBC - Consultoria e Planejamento Ambiental Ltda. - Bauru, SP - Fone: (14) 3237-1778
SAC: (14) 99880-8831

Desenvolvido por Cronomídia