O Inea (Instituto Estadual do Ambiente), órgão do governo do Rio, divulgou nesta última quarta-feira (26) em seu site uma lista com 160 áreas contaminadas por causa de atividades industriais. "Algumas destas áreas foram ou estão sendo investigadas e remediadas, contudo, a quantidade de áreas contaminadas no Estado é um problema de dimensões ainda não mensuradas", informa na sua página na internet.
Os interessados podem acessar a lista pelo endereço: www.inea.rj.gov.br/inea/areas_contaminadas.asp. Na relação do instituto, há informações como o número do processo no Inea, a razão social da empresa, o endereço do terreno e a classificação da contaminação.
De acordo com levantamento do Inea, 53% das áreas listadas foram contaminadas por postos de combustível, 41% por indústrias, 3% por atividades de viação e 3% por aterro de resíduos. Desses locais, 42% estão sob investigação, 40% sob intervenção, 14% em processo de monitoramento para reabilitação e apenas 4% estão reabilitadas.
O Inea destaca que propriedades abandonadas ou subutilizadas têm a reutilização dificultada pela presença real ou potencial de substâncias perigosas, poluentes ou contaminantes.
Fonte: Folha Online
CBC - Consultoria e Planejamento Ambiental Ltda. - Bauru, SP - Fone: (14) 3237-1778
SAC: (14) 99880-8831