Produto pode ser trocado por dinheiro ou entregue para cooperativas
O óleo de cozinha consumido por milhões de pessoas, quando descartado incorretamente, é altamente poluidor. Um litro de óleo pode poluir um milhão de litros de água. Para tentar minimizar isso, em dezembro dois grandes projetos funcionam em Bauru.
A Óleo&Óleo Empreendimentos Ambientais Ltda., instalada em Lins, começou nesta terça-feira o programa “Reciclagem de óleo vegetal usado”, que propõe trocar óleo usado por dinheiro ou garrafa de óleo vegetal de soja novo.
Segundo o diretor executivo da Óleo&Óleo, Eduardo Pacheco Calissi, o projeto tem apoio da prefeitura, DAE (Departamento de Água e Esgoto), Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e cinco supermercados: Walmart, Tauste, Panelão, Barracão e Superbom, que são os pontos de coleta do óleo usado. “Na troca, o consumidor vai optar por receber R$ 0,50 por litro ou trocar quatro litros de óleo por uma garrafa de 900 mililitros de óleo vegetal de soja novo”, explica.
O DAE distribuirá 110 mil funis, que devem auxiliar na separação do produto. O comprador final será a Usina Brasbiodiesel, do Grupo Bertin.
Inclusão
Outra iniciativa para reciclagem do óleo de cozinha em Bauru, já em funcionamento, é da ONG Comvida. O diretor ambiental da Comvida, Ivan Meneses, conta que a entidade e seus parceiros conseguem refinar por mês 50 mil litros de óleo com apoio da inclusão social. “Estimulamos a entrega do resíduo para as cooperativas. Dessa forma, incentivamos seu trabalho, aumentando principalmente seu rendimento. Apoiamos também de outras formas.”
Refino passa por várias etapas
A Comvida trabalha em parceria com a Famóleo, empresa que faz o refino do óleo de cozinha no Parque Bauru. O óleo coletado é armazenado primeiro em três tanques com capacidade para três mil litros. O vapor de uma caldeira o óleo é fervido por cerca de três horas. Isso é feito para desprender a água contida no óleo de fritura. Cada litro tem média de 300 ml de água que vem dos alimentos.
A água liberada é usada para a higienização dos tambores e garrafas PET que são destinados para as parceiras do projeto que acondicionam o óleo.
Ivan Meneses afirma que um dos focos principais da Comvida é a verticalização do projeto de gestão do resíduo óleo pós-consumo. “Estamos propondo a algumas cooperativas desenvolverem micro-usinas de biodiesel afim de agregar valor ao resíduo tendo maior ganho para a cooperativa e seus cooperados”, diz. “Assim, é possível contribuir para abastecimento da frota de veículos do município com combustível feito a partir de resíduo, não comprometendo áreas cultiváveis e diminuindo emissão de gases de efeito estufa.”
Contatos para descarte do óleo
Comvida: (14) 8135-4470
Óleo&Óleo: (14) 3523-7601
Semma: (14) 3235-1072
Cootramat - Cooperativa de Reciclagem de Bauru: (14) 3203-6365
Fonte: Rede Bom Dia
CBC - Consultoria e Planejamento Ambiental Ltda. - Bauru, SP - Fone: (14) 3237-1778
SAC: (14) 99880-8831