O Brasil recolhe diariamente cerca de 115 mil toneladas de lixo. Segundo o Instituto Akatu, organização que defende o consumo consciente, em uma cidade como São Paulo a produção de lixo por pessoa pode chegar a 1,3 quilo por dia, quase meia tonelada ao fim de um ano.
O resultado dessa grande quantidade de lixo é o consumo crescente. Quanto mais se consome, mais lixo é produzido. Cerca de 30% do resíduo é composto de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e latas. Tirar esses materiais do lixo traz uma série de vantagens como a economia de recursos naturais e de energia que se obtêm com a reciclagem.
Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) mostram que, se o mundo continuar consumindo no mesmo ritmo, em pouco mais de cem anos os recursos naturais acabarão. "Não dá para continuar vivendo como se tivéssemos cinco ou seis planetas Terra para consumir", afirma Cecília Ugaz, diretora do Pnud (Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas) e coordenadora do relatório de desenvolvimento humano da ONU. "É preciso educar a população para mudar de comportamento. Promover uma adaptação para a mudança por meio da educação no padrão de consumo é a única saída para o planeta", diz. (Fonte: Yahoo Notícias)
CBC - Consultoria e Planejamento Ambiental Ltda. - Bauru, SP - Fone: (14) 3237-1778
SAC: (14) 99880-8831