Quem Somos

Amazônia comprometida após seca de 2010

04/04/2011

O nível de verde na Amazônia caiu drasticamente em uma área de 2,5 milhões de quilômetros quadrados durante a seca de 2010 (equivalente a 10 vezes a área do estado de São Paulo), e não voltou ao normal, mesmo após o início das chuvas no final do mês de outubro. Uma equipe internacional de cientistas, que inclui o brasileiro Marcos Costa, da Universidade Federal de Viçosa, utilizou dados de satélite do sistema MODIS e do TRMM (Tropical Rainfall Mesasuring Mission) para medir a graduação de verde na Bacia Amazônia no segundo semestre do ano passado. O estudo foi publicado no Geophysical Research Letter, um jornal da União Geofísica Americana.
O mapa produzido pelos pesquisadores indica que a área atingida no ano passado é quatro vezes maior do que a afetada durante a seca de 2005. Depois de desenvolverem mapas com dados sobre a precipitação, os autores identificaram os efeitos da seca na vegetação usando dois índices de verde, uma para a área foliar e outro para funcionamento fisiológico das plantas. A seca do ano passado foi a maior em mais de cem anos de registros do nível do Rio Negro, feitos no Porto de Manaus.
Os estudos começaram assim que surgiram as primeiras notícias sobre uma seca severa na região, em agosto do ano passado. Os dados obtidos quase em tempo real terminaram de ser processados em janeiro deste ano. Um estudo semelhante havia sido publicado sobre a seca de 2005, com um intervalo de 2 anos entre os acontecimentos e a publicação. (Fonte: Portal O Eco Amazônia)
 

Outras Notícias

CBC - Consultoria e Planejamento Ambiental Ltda. - Bauru, SP - Fone: (14) 3237-1778
SAC: (14) 99880-8831

Desenvolvido por Cronomídia