Quem Somos

Os direitos fundamentais da água

22/03/2011

No ano de 1.992, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 22 de março para ser considerado como o “dia mundial da água”.
O objetivo de instituir um dia especial para comemorar o recurso natural mais escasso do planeta foi estabelecer um marco anual para que todos os povos e autoridades constituídas possam refletir e principalmente criar medidas práticas de preservação. A data também serve para estimular a criação de campanhas de conscientização sobre as ameaças que pairam sobre a água.
Embora dois terços do planeta Terra sejam constituídos de água, a razão da preocupação repousa na pouca quantidade do líquido que é considerado apropriado para o consumo. Apenas 0,008% do total de água existente em nosso planeta é potável e como todos sabemos, a grande maioria dos rios, lagos e represas, que representam nossas fontes de subsistência, estão sendo contaminados e poluídos pela ação humana.
Para orientar a mudança necessária do nosso comportamento e incentivar as atitudes práticas que devemos ter imediatamente para proteger nossa tão ameaçada água, a ONU divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”.
O texto apresenta várias informações, sugestões e medidas que servem para despertar a consciência ecológica dos povos e de seus governantes para a urgente questão da água. E para comemorar a data devemos não apenas celebrar um único dia, mas aproveitar a ocasião para iniciar uma nova postura, passando a tomar atitudes cotidianas que colaborem com a preservação do precioso líquido que é tão fundamental para a vida na Terra.
Comecemos por economizar água em todas as nossas formas de uso. Banho, escovação dos dentes, lavagem de roupas e carros. Pra que lavar a calçada em frente a nossa casa? A água potável não vale mais do que isso?
Aproveitar a água das chuvas e encontrar formas de reutilização, sempre que possível. Evitar a todo custo as diversas formas de poluição que derivam de práticas nocivas, seja no consumo de óleo ou poluentes domésticos, seja através das atividades produtivas que resultam na contaminação de rios, lagos, represas, mananciais e águas subterrâneas. Reparar vazamentos nos canos, chuveiros, descargas e torneiras, impedindo o desperdício, é atitude que cada proprietário de residência e empresa deve colocar em prática, fiscalizando as instalações hidráulicas mensalmente.
Com essas atitudes e mais a influência que podemos exercer sobre os nossos amigos, clientes, funcionários e colegas, a nossa relação com a água vai ficar mais equilibrada.
Nunca devemos nos esquecer daquele dito popular que diz: “Deus perdoa sempre; os homens, de vez em quando e a natureza, jamais.”
 

Outras Notícias

CBC - Consultoria e Planejamento Ambiental Ltda. - Bauru, SP - Fone: (14) 3237-1778
SAC: (14) 99880-8831

Desenvolvido por Cronomídia