O período de janeiro de 2000 a dezembro de 2009 foi o mais quente já registrado, sendo que o ano de 2009 foi o mais quente já visto no Hemisfério Sul, segundo dados obtidos da conclusão de uma nova análise feita pela agência espacial NASA.
Segundo o Instituto Goddard de Estudos Espaciais (GISS), um braço da NASA, nos últimos trinta anos verificou-se a tendência de um aquecimento de 0,2°C por década. No total, a temperatura média global teria subido 0,8°C desde 1880.
“Sempre existe interesse nos números anuais de temperatura e no ranking, mas essa classificação muitas vezes confunde as pessoas. Existe uma grande variação da temperatura a cada ano por causa de fenômenos como o El Niño-La Niña. Quando nós calculamos a temperatura média de cinco ou dez anos para minimizar essa variação, o que realmente importa é que percebemos que o aquecimento global continua com toda a força”, afirmou James Hansen, diretor do GISS.
As altas temperaturas médias em 2009 aconteceram apesar do incrível frio registrado em dezembro na América do Norte. Altas pressões de ar no Ártico teriam diminuído o fluxo lateral dos ventos, estimulando a tendência do vento gelado soprar do norte para o sul. O resultado disso foi a presença constante do ar gelado intenso do território da América do Norte, que sofreu com o frio, enquanto o Ártico em si ficava mais quente. (Fonte: Envolverde / CarbonoBrasil)
CBC - Consultoria e Planejamento Ambiental Ltda. - Bauru, SP - Fone: (14) 3237-1778
SAC: (14) 99880-8831