A recente pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que o poder aquisitivo do brasileiro aumentou e que as despesas com alimentação, habitação e transporte correspondem a mais de 75% dos gastos mensais da população do País. Dentro desse contexto, a NTU (Associação Nacional das Empresas dos Transportes Urbanos) alerta para as conseqüências dos dados que se traduzem, entre outros pontos, na aquisição de meios de transportes individuais, como automóveis e motocicletas.
“É positivo enxergar que a situação financeira do brasileiro melhorou, até mesmo refletindo a solidez da economia do País como um todo. Porém, é preciso estar atento porque ao mesmo passo em que se aumenta o poder de compra, as pessoas acabam optando por adquirir mais carros e motos, o que pode ser uma equação complicada ao tráfego urbano”, diz Marcos Bicalho dos Santos, diretor superintendente da NTU.
A representante da entidade, que representa as empresas operadoras de ônibus, ressalta a importância de incentivar o uso do transporte urbano coletivo no cotidiano das pessoas, evitando-se os grandes congestionamentos e o aumento da poluição. Atualmente, o Brasil conta com uma frota de 105 mil veículos que circulam nas áreas urbanas e metropolitanas, transportando cerca de 55 milhões de passageiros por dia.
Por meio do aperfeiçoamento da infra-estrutura e da priorização das vias para os ônibus, esse tipo de transporte ganharia mais velocidade comercial e, consequentemente, a confiabilidade da população nos sistemas. Paralelamente, com a maior procura da população pelo transporte coletivo por ônibus, o segmento seria movimentado de forma intensiva, inclusive melhorando o conforto dos passageiros no interior dos veículos.
“A segregação das vias para o tráfego dos ônibus seria um dos passos para melhorar a distribuição dos serviços. Com isso, os usuários poderão calcular de forma mais objetiva o tempo do percurso desejado, enxergando essa modalidade como alternativa de qualidade para o seu deslocamento”, ressalta Bicalho. (Fonte: Portal do Meio Ambiente)
CBC - Consultoria e Planejamento Ambiental Ltda. - Bauru, SP - Fone: (14) 3237-1778
SAC: (14) 99880-8831