Um relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado no dia 14, revela que o país perde R$ 8 bilhões por ano simplesmente por deixar de reciclar.
Os cálculos, apresentados no Ministério do Meio Ambiente, mostram que este seria o valor recolhido pelo país caso todo o material reciclável, encaminhado para aterros e lixões nas cidades brasileiras, tivesse destino correto.
Hoje, apenas 12% dos resíduos sólidos urbanos e industriais são reciclados, e a coleta seletiva só chega a 14% da população brasileira.
A partir dos dados da pesquisa, intitulada “Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos para Gestão de Resíduos Sólidos”, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, instituiu um grupo de trabalho entre o Ipea e os Ministérios.
O primeiro Programa de Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos trabalhará em parceria com a coleta de lixo e as cooperativas de catadores. O próprio estudo, utilizado como base para o projeto, sugere medidas que aumente a renda dos catadores, como o pagamento por produtividade e acréscimos compensatórios graduados. Linhas de crédito cooperativo também seria uma idéia para aumentar a organização e formalização das cooperativas.
Em 45 dias o novo grupo deve definir o funcionamento do programa, bem como, suas fontes de recursos e as formas de repasse. (Fonte: Portal do Meio Ambiente)
CBC - Consultoria e Planejamento Ambiental Ltda. - Bauru, SP - Fone: (14) 3237-1778
SAC: (14) 99880-8831