Dia Mundial da Água - Uma breve reflexão sobre este valioso bem natura
26/03/2010
-
No último dia 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água, criado em 1992 pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Quando pensamos em água muitas vezes temos a ilusão de abundância, mas o fato é que a água de boa qualidade para consumo humano está cada vez mais escassa, o que é motivo de grande preocupação, pois a capacidade de recarga das reservas hídricas são complexas e demoradas (Tabela 1/1).
Não podemos esquecer que de toda a água existente na Terra menos de 3% correspondem a água doce. E quando consideramos apenas o volume disponível para consumo em rios e lagos, este índice não chega a 0,2%, visto que a maior parte da água doce concentra-se nas calotas polares e geleiras ou em subsolos profundos (Tabela 1/1).
Tabela 1/1
Distribuição de água na biosfera e período de tempo necessário para a renovação das reservas hídricas do planeta
Local Volume (em 1.000 km3) % Tempo de Renovação
Oceanos 1.370.000 97,61 3.100 anos
Calotas polares e geleiras 29.000 2,08 16.000 anos
Água subterrânea 4.000 0,29 300 anos
Água doce de lagos 125 0,009 1-100 anos
Água salgada de lagos 104 0,008 10-1.000 anos
Água misturada no solo 67 0,005 280 dias
Rios 2 0,00009 12-20 dias
Vapor d’água na atmosfera 1 0,0009 9 dias
Fonte: R.G. Wetzel, 1983.
O Brasil é um país privilegiado em termos hidrográficos, pois abriga a bacia Amazônica e o aquífero Guarani, os maiores do mundo em suas modalidades hídricas, além dos rios São Francisco e Paraná, unidades hidrográficas de importância inestimável, esses três rios formam uma das maiores redes fluviais perenes do planeta.
Apesar desta disponibilidade hídrica brasileira que em termos quantitativos corresponde a 11,6% da água doce disponível no mundo, não significa equilíbrio qualitativo.
A água é um bem renovável, porém finito, e possui significado socioeconômico. A degradação causada pelo uso ineficiente o torna limitado e escasso, o que se verifica em muitos lugares, mesmo em regiões onde antes havia suficiência hídrica.
A seguir, alguns indicadores de consumo e sugestão de ações e hábitos que podem contribuir para o uso racional da água:
Gasto de água por tipo de consumo residencial no Brasil:
46% do consumo – chuveiro;
14% do consumo – cozinha e vaso sanitário;
12% do consumo – lavatório;
8% do consumo – máquina de lavar roupa;
6% do consumo – torneira de uso geral.
Ações que contribuem para o uso racional da água:
1. Em casa
Chuveiro:
Um banho de 15 minutos exige 105 litros de água. Reduza o tempo para 10 minutos e o consumo cai para 70 litros.
Cozinha:
Lavar louça com a torneira aberta acarreta um gasto de 112 litros. Uma boa maneira de economizar água é encher a cuba da pia de água, limpar os resíduos de comida dos utensílios com esponja e sabão e depois enxaguar com água limpa.
Vaso sanitário:
Sozinho, o vaso sanitário pode representar 50% do gasto de água de uma residência. Verifique periodicamente se o sistema de descarga está regulado e sem vazamento.
Lavatório:
Enquanto ensaboa as mãos feche a torneira, pois cada vez que você lava as mãos com a torneira aberta o tempo todo, são gastos aproximadamente 7 litros de água.
Máquina ou tanque de lavar roupa:
Procure racionalizar o uso, juntando uma boa quantidade de roupa suja em cada lavagem. Além do que, a água do último enxágue das roupas pode ser reutilizada para ensaboar tapetes, tênis e cobertores. Também serve para, lavar carro, pisos e calçadas.
Torneira de uso geral:
Verifique se não há vazamentos. O simples gotejamento de uma torneira consome 60 litros por dia ou 2m³ por mês.
2. Na indústria
Invista no uso sustentável da água no processo produtivo, com a instalação de sistemas de reutilização, resfriamento e alimentação de caldeiras, além do reaproveitamento em rega de jardins e lavagem de pátios.
Fonte: Envolverde